Vila Velha, 17/03/2010, 00:02 | FALE CONOSCO |

26/05/2009
ESPIRITUALIDADE DE PENTECOSTES

Para que o cristão possa realizar sua missão de sinal e testemunho do Cristo ressuscitado entre os homens, para que ele possa viver o ideal da comunidade cristã, para que possa viver sua vocação e missão batismais, Cristo garante sua presença através do seu Espírito.

Não deveis nascer apenas para a nova vida, mas crescer e produzir muito fruto, preparando-vos para o encontro definitivo e glorioso comigo. A semente lançada à terra na Páscoa deverá ser fecundada pelo Espírito de Pentecostes, para que, suportando o frio e o calor do tempo do crescimento, possa chegar a pleno desenvolvimento.

Páscoa e Pentecostes constituem duas facetas do mesmo mistério cristão. Páscoa é nascimento, é vida nova. Pentecostes é crescimento, é testemunho, é o pleno desabrochar até a idade madura em Cristo. Por isso, São João faz coincidir a Páscoa com Pentecostes. Cristo sopra sobre os Apóstolos o Espírito Santo. É aquele mesmo sopro de Deus, que fez do homem um ser vivente. É o Espírito, fonte de vida e de perfeição. É o mesmo Espírito recebido pelo povo de Deus, recebido pelos reis, sacerdotes e profetas do Antigo Testamento, a serviço do Povo de Deus. É a mesma plenitude do Espírito de que fala o profeta Isaías no capítulo onze, pelo qual viveremos o Reino de Deus na total reconciliação, em que os homens, na alegoria dos animais, na maior variedade, podem conviver, na linguagem do amor. Pentecostes nos comunica o Espírito da unidade em que todos compreendem a mensagem do Evangelho anunciado por Pedro, apesar da variedade de línguas, porque existe a linguagem da fé comum em Cristo, a linguagem do amor. Então não acontecerá Babel, dispersão e confusão de línguas, mas a unidade, na linguagem do amor em Cristo.

A exemplo de Maria e dos Apóstolos no Cenáculo, também nós devemos pedir o dom do Espírito da verdade, do amor e da vida, para que possamos compreender diariamente a mensagem de Cristo e pô-la em prática. Cada dia somos convidados a invocar o Espírito Santo para que, como ele formou o Cristo no seio da Virgem Maria e o torna presente sobre os altares, plasme também em cada um de nós a imagem de Cristo, e, aos poucos, vá formando o Cristo místico que é a Igreja.

(Do livro de Frei Alberto Beckhäuser: Celebrar a vida cristã. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 213-215)


Untitled Document

• O CONVENTO

  Histórico
  Cronologia
  Frei Pedro Palácios
  Ladeira da Penitência
  Museu de Nossa Sra da Penha 
  Festa da Penha 2008
  AACP 

NOTÍCIAS

REFLEXÕES

HORÁRIOS

COMO CHEGAR

NOVENA

IMAGENS

PENHA EM VERSOS


[Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil] - Copyright © 2009 Franciscanos.org.br
Todos os direitos Reservados.