Província Franciscana da Imacula Conceição do Brasil
São Paulo, 13/02/2012
     FR. ALMIR R. GUIMARÃES
   Biografia
   "Tirando do Baú..."
   Revista Eletrônica
   O Sabor da Palavra
   ARTIGOS
   • Espiritualidade
   • Clara de Assis
   • OFS
   • Atualidades
   1ª Sexta-Feira do Mês
   Livros
   Vídeos na JP
   Mensagens na JP
   Contato

:: Busca no Site ::
Powered by Google© Pesquisa Personalizada
 

16 de fevereiro de 2010

POR QUE DISCUTIS SOBRE A FALTA DE PÃO?
Marcos 8, 14-21

Lemos  hoje na liturgia versículos de Marcos.  Os apóstolos na barca dispõem apenas de um pão.  Jesus pede que eles prestem atenção ao fermento dos fariseus. Os discípulos não entendem nada. Pensam que a fala de Jesus tenha a ver com o fato de terem apenas um pão.  Jesus dá a entender que ele não  compreendem nada, que ficam discutindo sobre coisas já resolvidas, coisas, diga-se de passagem,  materiais demais e sem  importância.

Nesta altura de nossas reflexões, às vésperas do começo da quaresma, poderíamos nos perguntar a respeito de quais seriam as questões e questionamentos importantes que poderíamos fazer uns aos outros no campo da pastoral e da evangelização, ou também da vida espiritual.  Por vezes nos preocupamos demais porque não há número suficiente para a realização de um  encontro de jovens ou de casais. Quais as verdadeiras questões e os mais profundos questionamentos?

Os que são de Cristo  são chamados a ser santos. A Igreja precisa  questionar  a respeito da santidade de seus fieis. É Deus que santifica. Sabemos. Ele só é santo. Mas para que a Igreja,  cada vez mais seja uma parábola do Reino, uma preparação, uma primeira visibilização do Reino será preciso que  as pessoas busquem efetivamente a santidade.


- Os casados sejam santos, que haja uma verdadeira Igreja doméstica em seu lar, que o sacramento do matrimônio não seja apenas uma formalidade, que em casa as pessoas aprendendam a carregar o peso uns dos outros;

- Será preciso que nossas celebrações eucarísticas se revistam de uma simplicidade transparente, que os participantes estejam numa busca sincera do Deus verdadeiro, que realizem com o coração o ato penitencial, que o grande protagonista da celebração  seja o Cristo ressuscitado;

- Questão importante será  a de saber como anunciar aos jovens Cristo Jesus para que sua escolha profissional, sua opção pelo casamento ou vida religiosa e sacerdotal  seja feita à luz de motivações que brotem do Evangelho

- Questão fundamental é a  de buscar o modo como todos os cristão possam compreender a importância  do binômio morte e vida em suas trajetórias. Não se chega à santidade sem uma imersão cada vez mais consciente no mistério da páscoa de Jesus , mistério pascal que passa a ser o mistério de nossa vida.

<< Voltar
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil
Copyright © 2011 Franciscanos.org.br - Todos os direitos Reservados.