 |
14 a 19 de novembro de 2011 - Rondinha - Campo Largo - PR
Por ocasião do VIII centenário de fundação da Segunda Ordem Franciscana, a das Irmãs Clarissas, a Fraternidade Franciscana São Boaventura oferece um Curso de “Espiritualidade Franciscana com ênfase na Forma de Vida de Santa Clara”.
O Curso visa proporcionar aos frades e Irmãs das Ordens e Congregações religiosas franciscanas, aos membros da OFS e a outros interessados uma oportunidade para aprofundar o conhecimento de aspectos da espiritualidade franciscana, com especial atenção à Forma de Vida de Santa Clara.
LOCAL E DATA: Fraternidade Franciscana São Boaventura - Rondinha – Campo Largo – PR, de 14 a 19 de novembro de 2011.
PROFESSORES
Frei Fábio Cesar Gomes. Doutor em Teologia, com especialização em espiritualidade franciscana.
Frei João Mannes. Doutor em Filosofia, com especialização na filosofia mística de São Boaventura.
Frei Orlando Antônio Bernardi. Doutor em Teologia sistemática e perito em franciscanismo.
DURAÇÃO: 36 horas-aula
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Contextualização histórica da vida e dos Escritos de Santa Clara. Prof. Frei Orlando Antônio Bernardi (04 hs).
- A existência humana como projeto e tarefa. O projeto vital de Francisco e a Forma de Vida de Santa Clara. Relação Francisco e Clara. Prof. Frei João Mannes (12 hs).
- Reflexões a partir da Epístola de São Boaventura, A Perfeição da Vida, à abadessa das Irmãs Pobres de Assis. Prof. Frei Fábio Cesar Gomes (16 hs).
- Francisco e Clara e os desafios que interpelam a vida religiosa na atualidade. Prof. Frei João Mannes (04 hs).
ORGANIZAÇÃO DO CURSO
Segunda-feira, dia 14/11:
18:00 horas - Abertura com Celebração Eucarística
20:00 horas - Orientações gerais sobre o funcionamento da Casa e a organização do Curso
Horários de terça-feira até sábado ao meio dia:
MANHÃ |
TARDE |
7:15 – Celebração Eucarística |
14:30 – reinício das aulas |
8:00 – café da manhã |
16:00 – cafezinho |
8:45 – início das aulas |
16:15 – aulas até 17:45 |
10:15 – cafezinho |
19:00 – jantar |
10:30 – retorno às aulas até às 11:45 |
20:00 – livre para convívio fraterno, filme, TV, estudo, etc. |
12:00 – almoço e descanso |
|
COORDENAÇÃO: Frei João Mannes e Frei Fábio Cesar Gomes
PARA INSCRIÇÕES ENTRAR EM CONTATO COM:
Frei João Mannes
E-mail: j.mannes@yahoo.com.br
Fone: (041) 9134-4969
CUSTO: Hospedagem +Alimentação + Curso = R$ 300,00
PAGAMENTO: No local, durante o Curso. |