|
 |
Frei Róger Brunório |
 |
|
Tradição franciscana na 21ª Exposição de Presépios no Convento São Francisco
Por Moacir Beggo
São Paulo (SP) - Pela 21ª vez, os frades do Convento São Francisco, no Centro de São Paulo, mantêm uma tradição franciscana: a Exposição de Presépios. Neste ano, a mostra será aberta nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro, às 11h30, no claustro do Convento São Francisco, e vai até o dia 2 de janeiro.
A organização está a cargo de Frei Róger Brunório, que é museólogo. Ele montou um total de 29 presépios, entre modelos nacionais e internacionais.
Frei Róger reuniu conjuntos da Europa, África, Ásia, Oriente Médio e América Latina. Entre eles, destaca o presépio da Filipinas, que em vez de Maria e José tem São Francisco e Santa Clara como imagens centrais. Segundo a devoção franciscana, o presépio foi encenado pela primeira vez por São Francisco de Assis, na cidadezinha de Greccio, na Itália. A representação foi feita ao vivo no dia 25 de dezembro de 1223, usando animais e pessoas da região. Com os franciscanos, essa devoção ganhou o mundo.
“Outro presépio é um trabalho do artista plástico Adelino, que através da reciclagem aborda um tema bem atual e ecológico”, explica Frei Róger, que monta pela primeira vez uma exposição em São Paulo, já que antes residia no Rio de Janeiro.
Segundo o frade franciscano, procurou fazer uma exposição em que as peças se destacassem. “Os cenários são mais simplificados para que as esculturas tenham o destaque merecido”, acredita.
Frei Róger contou com o apoio de uma equipe de profissionais da Rainha de Copas Produções Culturais para montar o cenário: “A organização é do Convento São Francisco, que procura manter esta tradição franciscana. Tivemos também o apoio das Editorias Paulus e Vozes e do Pró-Vocações Franciscanas”. Ele também destacou o apoio de Frei Estêvão Ottenbreit, que forneceu 8 conjuntos de sua coleção para a mostra.
Informações: A Exposição de Presépios está aberta diariamente das 10 às 18 horas, no Largo São Francisco, 133, interior do Convento São Francisco (não abrirá nos dias 24, 25, 31 e 1º).
Telefone: (11) 3291-2400
Leia mais:
Exposição de presépios no Centro de São Paulo é notícia em site
Primeira Exposição do Baixo Amazonas em Óbidos
No convento de São Francisco, todos os presépios do mundo
|