Província Franciscana da Imacula Conceição do Brasil
São Paulo, 24/05/2012
Vida Cristã
     VIDA CRISTÃ
     Últimas Notícias
     Liturgia
     Especiais
     Artigos
     Reflexões
     Orações
     Celebrações
     Documentos
   da Igreja e da CNBB
     Sites Vida Eclesial

:: Busca no Site ::
Powered by Google© Pesquisa Personalizada
 
-- Especiais --
< Índice   << Voltar
18/05/2009
menu

Por Moacir Beggo

São Paulo (SP) -
 Na sua primeira missa pontifical no Brasil, neste domingo (17/05), o novo bispo franciscano, D. Bernardo Johannes Bahlmann, disse que mudou de nome para facilitar a comunicação com o seu novo rebanho na Prelazia de Óbidos e lembrou que Bernardo foi o primeiro e fiel companheiro de São Francisco de Assis.

"A batina vai mudar, mas o DNA vai ser sempre o mesmo, porque uma vez recebida a vocação franciscana é sempre vocação franciscana", declarou D. Bernado na celebração no Convento São Francisco em São Paulo, tendo como concelebrantes o bispo franciscano e ex-provincial Frei Caetano Ferrari e o bispo maronita, D. Edgard Madi, o ministro provincial Frei Augusto Koenig,o vigário provincial Frei Vitório Mazzuco, os Definidores que compõem o governo provincial e dezenas de frades do Regional de São Paulo e da Província. No final da celebração, D. Bernardo teve a grata satisfação de receber o abraço do Cardeal D. Odilo Scherer, que não pôde participar da celebração porque no mesmo horário estava na Catedral devido às comemorações do Ano Paulino.

Outro forte momento celebrativo foi o envio missionário dos frades que vão para a Missão de Angola: Frei Simão Laginski, Frei Sérgio Silas Damasceno, Frei Hélio Andrade e Frei Benedito Lemes Sobrinho Jr (da Província do Santíssimo Nome, de Goiás) .

Além dos confrades, centenas de religiosas de diversas congregações participaram da celebração, como as irmãs franciscanas de Siessen, as Irmãs Seráficas de Pindamonhangaba, as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, de quem foi assistente espiritual por mais de 8 anos, as irmãs de Santa Catarina, as Irmãs Franciscanas Catequistas e as Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

"Vim para trazer em meu nome pessoal, em nome da Arquidiocese de São Paulo, o abraço, a saudação, a D. Bernardo, já que não pudemos estar na ordenação episcopal porque ocorreu lá longe, na Alemanha. E hoje, também, não pude estar aqui nesta celebração porque, como já foi dito, tínhamos no mesmo horário uma peregrinação na Catedral", explicou D. Odilo.

"Estimado D. Bernardo, em nome da Igreja toda de São Paulo, desejo que você, como bispo missionário na Amazônia, realmente possa ser muito abençoado no seu Ministério. Possa ser um sinal de Deus, através do carisma franciscano que você vive, que vai viver como bispo também, lá meio daquele povo", acrescentou o Cardeal de São Paulo, reforçando que D. Bernardo pode continuar contando com o apoio e a "retaguarda" da Arquidiocese de S. Paulo.

"De fato, o que nós estamos vivendo é algo extraordinário. Mais uma vez se repete o envio em missão, que é tão próprio, tão típico da Igreja, que quer reviver de forma muito forte este apelo através da Conferência de Aparecida, e também dos bispos da Amazônia, que fazem o apelo pela solidariedade missionária de toda a Igreja do Brasil. É necessário, portanto, que a Igreja se volte para a Amazônia, para sustento e ajuda missionária, para que as dioceses, prelazias, organizações da Igreja de lá possam cumprir bem sua missão", reforçou D. Odilo, informando que a CNBB criou um Instituto Missionário, visando incentivar muitas iniciativas missionárias que ainda vão ser conhecidas pouco a pouco em todo o Brasil e aqui em São Paulo.

Segundo D. Odilo, a ajuda missionária vinha antes de fora do Brasil. Agora, sai de dentro do Brasil. "Embora D. Bernado tenha vindo de fora do Brasil, agora está partindo de dentro. D. Bernardo seja feliz, muito abençoado. Que o seu Ministério episcopal seja muito fecundo, possa trazer tanta bênção para aquele povo e que seu espírito franciscano realmente possa ajudar a voltar a atenção para toda a problemática global da Amazônia, também como foi recordada a questão ecológica, a questão da defesa dos direitos humanos das populações locais, as necessidades das populações ribeirinhas, os indígenas, e afinal que o Evangelho de Cristo, através de sua presença, possa ali produzir muitos frutos. Vai com Deus, vai com o Pai São Francisco no coração. Vai com apoio de toda a Igreja de São Paulo", desejou D. Odilo.

D. Bernardo concorda com D. Odilo. "Temoss não só a questão pastoral e social para cuidar, como também devemos cuidar muito bem do meio ambiente e da ecologia. São questões que se aproximam de nós a passos largos. Nós, como Igreja e como sociedade, devemos dar uma resposta rápida. Devemos nos debruçar diante dos desafios que vêm de encontro a nós, para que a humanidade tenha um futuro melhor e que as gerações de agora e do futuro vivam melhor. Nós não podemos viver desse jeito. Nós precisamos cuidar desse patrimônio natural", avaliou D. Bernardo.

Ele explicou que no seu brasão, há o desenho de uma castanheira do Pará. "Nesses dias, quando passei de Óbidos para Alemquer, vi algumas castanheiras e me veio a idéia de colocá-la no brasão para expressar o cuidado com o meio ambiente", revelou, lamentando a destruição de árvores tão importantes na floresta. (clique aqui para ler toda a descrição do brasão)

Frei Johannes contou também que suas insígnias episcopais (o báculo e a cruz peitoral) foram feitas em madeira de uma nogueira que existia no jardim de sua paróquia na Alemanha: "Sou um missionário franciscano".

D. Bernardo toma possa no próximo dia 23 na Prelazia de Óbidos.

Veja como foi o Envio Missionário

< Índice   << Voltar
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil
Copyright © 2011 Franciscanos.org.br - Todos os direitos Reservados.