Província Franciscana da Imacula Conceição do Brasil
São Paulo, 04/02/2012
HOME A INSTITUIÇÃO FRATERNIDADES E SERVIÇOS O CARISMA VIDA cristà CULTURA FRANCISCANA
Últimas Notícias
     ÚLTIMAS NOTÍCIAS
     Home
     Mapa do Site
     Fale Conosco
     DIA A DIA
     Evangelho do Dia
     Sabor da Palavra
     Meditação Diária
     Migalhas da Palavra
     Folhinha do Sagrado
     Santos Franciscanos
     SEMANAL
     Liturgia Dominical
     ARQUIVO
     Especiais
     Reportagens
     Entrevistas
Links
:: Busca no Site ::
× Fechar
Powered by Google© Pesquisa Personalizada
 
Links
-- Reportagens Especiais --
(+) Mais Notícias Tamanho do Texto: A+ a- << Voltar
02/06/2009

O Master em Evangelização e Missão, promovido pelo ITF neste ano, apresenta algumas características próprias. Entre elas, destaca-se o fato de reunir em sala de aula um grupo eclético, formado por frades e religiosos de diferentes países da América Latina. São pessoas com experiências e culturas diversas, que se reúnem com objetivo de pensar o exercício da Evangelização em suas diferentes possibilidades.
Aproveitando a riqueza deste grupo tão diverso, o site Franciscanos, em parceria com o ITF, apresenta uma série de entrevistas com os participantes do curso. Além de abrir novos horizontes aos leitores, este trabalho também tem o objetivo de fomentar nos internautas a curiosidade em torno do tema da Evangelização e, quem sabe, arrebanhar novos candidatos para a participação nesta iniciativa pioneira do ITF: o Master em Evangelização e Missão.

 
 
Untitled Document
VEJA AINDA AS ENTREVISTAS
Frei Manoel Ramiro Cachimuel Villa
Frei Álvaro Cepeda van Houten, OFM
Frei Abelino Yeguaori, OFM
Frei William Robert Riascos, OFM
Padre Jorge Vargas La Rosa
Frei Felipe Ortiz Dominguez, OFM













Para Deus, todo o tempo
Entrevista com Frei Manoel Ramiro Cachimuel Villa

Por Frei Gustavo Medella, OFM

“Eu preciso dispor de todo meu tempo para Deus, não apenas do fim de semana”. Este foi o sentimento que nasceu no coração do jovem Manoel Ramiro Cachimuel Villa e o provocou a ingressar na Vida Religiosa Franciscana.  Na época, Ramiro estava com 20 anos e prestes a concluir seus estudos no Colégio San Andrés, em Quito, capital do Equador, dirigido pelos frades da Província São Francisco. Ele sonhava em ser médico ou educador.

De segunda a sexta-feira, se dedicava aos estudos e, aos finais de semana, trabalhava como catequista em sua paróquia de origem, dirigida pelos padres do Verbo Divino. “Trabalhei como catequista por nove anos, e cheguei a ser coordenador paroquial de catequese”, conta. No entanto, ocupar-se com os assuntos de Igreja somente nos fins de semana estava sendo pouco para ele. “Eu fui criando um laço muito estreito com os frades que trabalhavam no Colégio San Andrés. Percebi que eles eram pessoas alegres e simples, que exerciam suas atividades com paixão. Isso também influenciou bastante na minha escolha”, explica Frei Ramiro.

Depois de um período de reflexão, decidiu ingressar na Ordem dos Frades Menores. Percorreu todas as etapas de formação e, no dia 2 de agosto de 2000, fez a Profissão Solene. A ordenação sacerdotal ocorreu exatamente três anos depois. Com relação aos trabalhos pastorais, foi, durante oito anos, Animador provincial da Pastoral Vocacional. Trabalhou também coordenando o mesmo serviço na Conferência Episcopal equatoriana. Exerceu a função de Assistente Nacional das Irmãs Clarissas, das Concepcionistas e da Ordem Franciscana Secular. Foi ainda pároco e superior de algumas fraternidades.

No ano passado, recebeu o convite de seu Ministro Provincial (Frei Wálter Jeová Heras Segarra, hoje bispo, vigário apostólico de Zamora, no Equador) para vir ao Brasil e participar do Curso Master em Evangelização e Missão. “De fato, está sendo uma oportunidade muito boa. Desde o início, senti-me muito bem acolhido por todos os frades. O curso será de grande importância para meu aprimoramento pastoral, por oferece uma visão ampla da conjuntura e busca a proposição de novas formas de evangelização”, destaca.

Frei Manoel Ramiro Cachimuel Villa nasceu em Quito, no dia 15 de maio de 1973. É o quinto de seis filhos, sendo cinco homens e uma mulher. Pertence à Província São Francisco de Quito, que tem, ao todo 175 frades.

(+) Mais Notícias Tamanho do Texto: A+ a- << Voltar
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil
Copyright © 2011 Franciscanos.org.br - Todos os direitos Reservados.