Província Franciscana da Imacula Conceição do Brasil
São Paulo, 13/02/2012
HOME A INSTITUIÇÃO FRATERNIDADES E SERVIÇOS O CARISMA VIDA cristà CULTURA FRANCISCANA
Últimas Notícias
     ÚLTIMAS NOTÍCIAS
     Home
     Mapa do Site
     Fale Conosco
     DIA A DIA
     Evangelho do Dia
     Sabor da Palavra
     Meditação Diária
     Migalhas da Palavra
     Folhinha do Sagrado
     Santos Franciscanos
     SEMANAL
     Liturgia Dominical
     ARQUIVO
     Especiais
     Reportagens
     Entrevistas
Links
:: Busca no Site ::
× Fechar
Powered by Google© Pesquisa Personalizada
 
Links
-- Reportagens Especiais --
(+) Mais Notícias Tamanho do Texto: A+ a- << Voltar
23/02/2010
Painel no altar-mor da igreja matriz de Rodeio

Princípios específicos da formação franciscana

>> A formação franciscana é integral, quer dizer, considera a pessoa humana em sua totalidade, para que desenvolva "harmoniosamente seus dotes físicos, psíquicos, morais e intelectuais" (CCGG 127 pár. 2), inserindo-se ativamente na vida social e comunitária (cf. CCGG 128).
>> A formação franciscana é uma caminhada na qual são cultivados os aspectos fundamentais de nossa vida consagrada e na qual todas as iniciativas visam o crescimento no espírito de oração e devoção, na fraternidade, na minoridade, no serviço e na evangelização.
>> A formação franciscana é experiencial, isto é, está atenta à vida e aos dons de cada pessoa e fomenta a experiência concreta do estilo próprio e dos valores franciscanos da vida diária, tanto da Fraternidade quanto de cada indivíduo.
>> A formação franciscana é prática, enquanto visa transformar em obras o que se aprende (cf. Adm 7), especialmente através de um constante hábito de pobreza e de trabalho (cf. CCGG 77 pár. 1;127 pár. 4), baseado no exemplo de São Francisco (cf. Test 24).
>> A formação franciscana é inculturada nas condições da vida, do ambiente e do tempo em que se desenvolve, permanecendo fiel ao Evangelho e à tradição da Ordem (cf. CCGG 130).
>> A formação franciscana está aberta a novas formas de vida e de serviço (cf. CCGG 131 pár. 1), atenta aos renovados apelos do mundo e da Igreja (cf. CPO 81 7-8).
>> A formação franciscana está organizada em etapas que envolvem a pessoa desde o início do processo vocacional e por todo o tempo de sua vida como Frade Menor.
>> Em suas várias etapas, a formação franciscana é "orgânica, gradual e coerente" (cf. CCGG 133), enquanto promove o desenvolvimento da pessoa de forma harmoniosa e progressiva, no pleno respeito de cada um.
>> A formação franciscana, permanente e inicial, considera o estudo uma de suas componentes essenciais (cf. Rs 31). Por isso, dedica ao estudo um tempo adequado, levando em conta os dons particulares de cada um (cf. CCGG 162), "de acordo com os tempos e em diálogo com as buscas de sentido do homem de hoje" (RdC 18), e as necessidades e as urgências da Província e da Ordem (cf. RS 98). "Sem esquecer que a cultura não se limita à dimensão intelectual da pessoa" (PI 91), a formação cultural permite que o Frade menor chegue a um sempre mais pleno conhecimento de Deus e ofereça à humanidade um serviço melhor.
>> A formação franciscana promove um autêntico sentido de disciplina, visando a honesta compreensão de si, o autocontrole, a vida fraterna e o serviço (cf. CCGG 132).

Texto extraído da "Ratio Formationis Franciscanae"

Ituporanga (SC) - A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil acolhe nesta quarta-feira (24/02), no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga (SC), um grupo de 24 jovens que vai fazer um ano de aspirantado, a etapa da formação que antecede ao postulantado.

Eles serão recebidos, durante a celebração eucarística, pelo orientador Frei Paulo César Ferreira da Silva e pela equipe de formação, que é composta por Frei Lauro Formigoni, vice-orientador, e Frei Anselmo Munchen.

Frei Paulo Ferreira

Segundo Frei Paulo, os aspirantes começam a chegar nesta terça-feira. "A expectativa é muito boa. Neste ano, temos uma nova fraternidade para acolher esses jovens e há muitos anos não tínhamos um grupo tão numeroso", observa Frei Paulo, que começou a trabalhar com a formação em 1986, no Seminário de Agudos. Ali ficou mais um ano e depois foi trabalhar no Seminário São João Batista de Luzerna (SC), onde ficou 4 anos. No Postulantado Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), foi guardião por mais 6 anos, até voltar para Luzerna, onde ficou um triênio.

Em 2001, esteve pela primeira vez no Seminário São Francisco de Assis de Ituporanga, onde permaneceu até 2003. Nesse seu itinerário dedicado à formação dos jovens vocacionados e seminaristas, Frei Paulo teve apenas uma interrupção nos anos de 2004 a 2006, período em que trabalhou no Convento da Penha (ES).
Em 2007, retornou a Ituporanga para mais um triênio dedicado à formação e inicia, neste ano, mais um período.

Frei Lauro Formigoni

Frei Lauro também retorna à formação da Província. Em 1978, ele morou no Noviciado de Rodeio e, de 81 a 85, no Seminário Frei Rogério de Lages (SC), que hoje não existe mais. A partir de 86, ficou 18 anos no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP) e seu último trabalho foi como porteiro no Convento São Francisco (SP).

Depois das etapas do aspirantado e postulantado, o jovem candidato à vida religiosa franciscana está pronto para viver a primeira experiência como frade menor.

Histórico do Seminário São Francisco de Assis

De 1946 a 1965, o Seminário Menor da Província da Imaculada Conceição em Santa Catarina era feito em Rodeio, onde hoje funciona a etapa do noviciado. O Seminário Franciscano de Nossa Senhora de Fátima era uma construção feita em madeira, que funcionou ao lado do atual prédio do Noviciado São José.
Com o mau estado do prédio e falta de espaço para uma nova construção e dependências esportivas, o governo provincial encarregou Frei Jerônimo Back para encontrar terrenos mais adequados visando à construção de uma nova casa de formação. O terreno, onde hoje funciona o Seminário São Francisco, foi o escolhido e Frei Jerônimo deu início às obras em 13 de janeiro de 1964.

A inauguração do prédio se deu no dia 1º de agosto de 1965, já com os alunos para as 5ªs e 6ªs séries.
Com a mudança de local, o seminário também mudou de nome, passando de Nossa Senhora de Fátima para Instituto São Francisco de Assis .

Em 4 de dezembro de 1973, devido a uma nova organização da Província, mudou para o nome atual: Seminário São Francisco de Assis. Nesse mesmo ano, a Secretaria de Educação aprovou também o funcionamento das 7ªs e 8ªs séries do Primeiro Grau.

Para funcionamento destas séries, o seminário foi ampliado com a construção de mais uma ala de três pisos (1.000 metros quadrados), sob a administração do novo diretor Frei Alcides Cella. A nova ala foi iniciada em 26 de novembro de 1975 e concluída em 1976.

Em 2000, Ituporanga funcionou pela última vez como Seminário Menor. A partir de 2001, o Seminário de Ituporanga passou a se dedicar somente à etapa do aspirantado.

(+) Mais Notícias Tamanho do Texto: A+ a- << Voltar
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil
Copyright © 2011 Franciscanos.org.br - Todos os direitos Reservados.