Província Franciscana da Imacula Conceição do Brasil
São Paulo, 24/05/2012
O Carisma
     VIDA CRISTÃ
     Últimas Notícias
     Liturgia
     Especiais
     Artigos
     Reflexões
     Orações
     Celebrações
     Documentos
   da Igreja e da CNBB
     Sites Vida Eclesial

:: Busca no Site ::
Powered by Google© Pesquisa Personalizada
 
-- Reportagem --
12/11/2010
menu

Por Frei Gilberto da Silva  

Os freis: Alberto Eckel Junior, Alexandre Verardi, Alisson Luís Zanetti, Antenor Camilo Militão, Diego Atalino de Melo, Gilberto da Silva, Gustavo Wayand Medella, Jeferson Palandi Broca, Laurindo L. Silva Junior, Leonardo A.R.T. dos Santos, Vanderley Grassi e Wilson Batista Simão iniciaram, em Guaratinguetá–SP, no dia 10 de novembro, o retiro em preparação para a Ordenação Diaconal que será no dia 04 de dezembro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Nilópolis–RJ. O Bispo Ordenante será Dom Severino Clasen, OFM.      
           
A fraternidade que reside no Postulantado Frei Galvão, além de acolher os inúmeros romeiros que vêm prestar sua devoção a Santo Antônio de Santana Galvão, nos acolhe nestes dias para o retiro. Para acompanhar e orientar o retiro foi escolhido Frei Wilson Steiner, que prontamente aceitou nosso convite. Desde nossa chegada a esta fraternidade já podemos experimentar o que é a “Diaconia Franciscana”. O modo como esta fraternidade nos acolhe e o seu testemunho de vida nos ajuda a compreender o que é ser servidor no carisma franciscano.

Ser servidor a modo de Francisco de Assis foi o tema que abordamos em nossa primeira reflexão. A diaconia franciscana é exercida em fraternidade e na gratuidade. Como texto base proposto por Frei Wilson, estamos refletindo alguns textos da revista Concilium  Volta das Igrejas à diaconia (Norbert Greinacher), Diaconia prófetica (Frei Betto), Igreja para os outros (Ottmar Fuchs) e Diaconia: boa notícia aos pobres.

Na tarde de quinta-feira, dia 10, estivemos na Fazenda da Esperança e participamos da celebração eucarística junto com as Irmãs Clarissas. Nos ritos finais da celebração realizamos um momento de partilha de vida com as irmãs. A Irmã Maria José, abadessa do mosteiro, falou-nos de um modo bem franciscano de como devemos servir uns aos outros como o próprio Cristo, “o grande garçom da mesa da vida e da humanidade”.

Hoje, pela manhã, fomos à Celebração Eucarística na Basílica Nacional de Aparecida e aproveitamos para pedir a bênção à Mãe de Deus para sermos bons servidores do povo de Deus, da Vida Franciscana e da Igreja.

Junto à fraternidade do Postulando e à comunidade de fé, no dia 14 de novembro, na celebração dominical, iremos fazer o juramento de fidelidade e comunhão com a Igreja, a declaração perpétua ao ministério eclesiástico e a profissão de fé.

Desde já, agradecemos à fraternidade do Postulantado Frei Galvão pela acolhia e disposição em servir os irmãos. A Frei Wilson, nosso irmão, não há outro jeito de dizer o nosso obrigado, senão agradecendo ao próprio Deus pelo tão precioso “dom” irmão que nestes dias nos ajudou a prepararmos o caminho do Senhor, e, de modo franciscano, endireitar as veredas.

Conheça os futuros diáconos


Frei Alberto
Eckel Júnior

Estudante de Teologia

É natural de Mafra, Santa Catarina. Nasceu no dia 18 de janeiro de 1984 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 9 de janeiro de 2003. Cursou Filosofia em Rondinha e está cursando o terceiro ano de Teologia.


Frei Alexandre
Verardi

Estudante de Teologia

É natural de Xaxim, Santa Catarina. Nasceu no dia 6 de agosto de 1982 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 9 de janeiro de 2003. Cursou Filosofia em Rondinha e está cursando o terceiro ano de Teologia.


Frei Alisson Luís
Zanetti

Coordenador da Fraternidade e estudante

É natural de Sorocaba, São Paulo. Nasceu no dia 28 de novembro de 1978 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 8 de janeiro de 2004. Cursou Filosofia em Rondinha e está no terceiro ano de Teologia.


Frei Antenor
Camilo Militão

Estudante de Teologia

É natural de São Lourenço, Minas Gerais. Nasceu no dia 14 de agosto de 1980 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 8 de janeiro de 2004. Cursou Filosofia em Rondinha e está no terceiro ano de Teologia.


Frei Diego
Atalino de Melo

Est. de Teologia SAV logal e regional

É natural de Lages, Santa Catarina. Nasceu no dia 26 de agosto de 1983 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 8 de janeiro de 2004. Cursou Filosofia em Rondinha e está no terceiro ano de Teologia.


Frei Gilberto
da Silva

Estudante e anim. SAV local

É natural de Jacarezinho, Paraná. Nasceu no dia 24 de maio de 1982 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 9 de janeiro de 2003. Cursou Filosofia em Rondinha e está cursando o terceiro ano de Teologia.


Frei Gustavo
Wayand Medella

Estudante de Teologia

É natural de Petrópolis, Rio de Janeiro. Nasceu no dia 19 de setembro de 1978 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 8 de janeiro de 2004. Cursou Filosofia em Rondinha e está no quarto ano de Teologia.


Frei Jeferson
Palandi Broca

Estudante de Teologia

É natural de Guaratinguetá, São Paulo. Nasceu no dia 8 de junho de 1976 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 9 de janeiro de 2003. Cursou Filosofia em Rondinha e está cursando o terceiro ano de Teologia.


Frei Laurindo
L. da Silva Júnior

Estudante

É natural de Garuva, Santa Catarina. Nasceu no dia 11 de julho de 1983 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 8 de janeiro de 2004. Cursou Filosofia em Rondinha e está cursando o terceiro ano de Teologia.


Frei Leonardo
Aureliano dos Santos

Estudante de Teologia

Natural de Ponte Nova, Minas Gerais. Nasceu dia 25 de setembro de 1981. Foi admitido à Ordem dos Frades Menores no dia 9 de janeiro de 2003 e está cursando o terceiro ano de Teologia.


Frei Vanderley
Grassi

Coordenador da Fraternidade e estudante

É natural de Colatina, Espírito Santo. Nasceu no dia 21 de junho de 1975 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 8 de janeiro de 2004. Estudou Filosofia em Rondinha e está cursando o terceiro ano de Teologia.


Frei Wilson
Batista Simão

Estudante de Teologia

É natural de Amambaí, Mato Grosso do Sul. Nasceu no dia 13 de agosto de 1975 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 9 de janeiro de 2003. Cursou Filosofia em Rondinha e está no terceiro ano de Teologia.

< Índice   << Voltar
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil
Copyright © 2011 Franciscanos.org.br - Todos os direitos Reservados.